Resolvi escrever algo a respeito de juramento de algumas classes de trabalhadores até chegar ao cargo de Prefeito e encontrei alguns.
Professor
“Solenemente prometo, no desempenho de minhas funções de educador, transmitir com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que façam jovens a mim confiados responsáveis e inteligentes. Se criar homens eu conseguir, sentir-me-ei realizado. Assim prometo”.
Médico
"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."
Do Advogado
“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
E PARA PREFEITO: Não existe juramento de praxe para Prefeito – Um Cargo tão importante para uma Sociedade.
Depois de procurar muito na net encontrei alguns vídeos e coisas parecidas com a transcrita abaixo.
“Eu prometo exercer com dedicação e lealdade o cargo de prefeito respeitando a lei e promovendo o bem geral do município”
Serafim prefeito de Campinas.
Foi ai que me liguei que o cargo de Prefeito não há Curso ou formação. Qualquer um pode concorrer a esse cargo tão importante para a sociedade. É por isso que muita coisa acontece depois de empossados, pois uma grande parcela dos candidatos aos cargos políticos não têm nenhuma vocação para tal, concorrem apenas pela remuneração e o status. E o que acontece? Colocamos no cargo pessoas como o Sr. Edmar que não tem nenhuma afinidade para o cargo. A prova disso foram os fatos acontecidos durante esses quatro anos de sua gestão. Poucas vezes era encontrado no seu gabinete prestando atendimento à população. Quando saia pelas ruas usava seu carrão com vidros fumê bem escuro, para não ser visto e nunca cumprimentava seus eleitores quando passava por eles e tantos e tantos outros casos, até alguns escabrosos, que se fossemos relatar aqui daria para preencher umas 20 páginas.
Na eleição passada o Sr. Edmar ganhou com a seguinte vantagem 45,20% ou 1878 votos contra os 31% ou 1288 do Agostinho 15. Foi uma votação expressiva e um movimento popular significativo, mas o Sr. Edmar não soube retribuir a homenagem da população. Ele deveria ter mais respeito e atenção a população pois a mesma não tem culpa pela perda do cargo, pois o único culpado do fato fora sua própria arrogância tratando os fatos ocorridos em sua gestão com total soberbice, exemplo disso é o que ele está praticando no final de mandato e isso reforça minha idéia de que cargo político não é para qualquer um.
Agostinho 15 com 50,43% 2170 votos e o Sr. Edmar com 36,60% 1575 votos
Tudo vai mudar no decorrer dos próximos anos. Com os resultados das eleições deste ano, em outubro, Agostinho 15 vence com uma vantagem superior ao da eleição passada e com uma manifestação popular nunca vista na história de Rio Preto (Também poderá foram longos anos de desatino e regressão para o município). Mas agora os eleitores acertaram e votaram na pessoa exemplo em conduta política. Um homem obstinado e dedicado ao serviço público. A Prova disso será sua presença no gabinete do prefeito das 7:00hs da manhã a altas horas da noite, resolvendo todos os “pipinos” deixados pela administração anterior e atendendo os seus eleitores com respeito e dedicação. Além do que ele nunca deixou de prestar serviços a sua gente durante todo esses anos que esteve fora do poder. É só bisbilhotar a “boca miúda”. E certifica-se disso. Ele nunca deixou de socorrer aos que o procurava.
Exemplo de homem e de cidadão, casado e vivendo há mais de 35 anos com a mesma mulher ele voltou para o bem de nossa cidade. Ele voltou para alavancar o progresso de nossa querida Rio Preto. Digo isso porque muitos ainda não se juntaram ao nosso time. Espero que nos primeiros meses de administração 15 venham todos se juntar ao nossa time e curtir uma vida melhor e mais descontraída.
Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário