Total de visualizações de página

Baixo Tudo com a Conta Premium

Comício da Praça- 02/09/2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eleições 2012



Eleições 2012 

As eleições estão se aproximando e mais uma vez a estrutura eleitoral começa a ser erguida. Em outubro de 2012 serão eleitos os nossos novos representantes. 

Votar é um exercício de cidadania e nós como eleitores precisamos está preparados para escolher pessoas certas para os cargos certos. Afinal, nosso futuro dependerá dessas escolhas. E os próximos quatro anos estão em nossas mãos. Infelizmente, às vezes mesmo sem saber ou até por falta de conhecimento tomamos atitudes erradas ao escolher nossos candidatos. Você sabia que 78% dos nossos jovens não sabem o que faz um vereador? Ou até mesmo o que significa legislativo ou executivo. E esses mesmo 78% são os que elegem a maioria muitas vezes despreparada para nos representar. 

Se quisermos um país melhor a começar por nossa cidade precisamos ficar atentos e fazer as escolhas certas. 

A palavra política vem do grego polis que significa cidade. Portanto todos nós cidadões que moramos na polis cidade somos políticos. 

Um grande pensador bastante conhecido chamado Bertolt Brecht uma vês disse: Que o pior analfabeto é o analfabeto político ele não ouvi não fala, nem participa dos acontecimentos políticos, ele não sabe que o custo de vida, como o preço do peixe, do feijão do arroz, do aluguel, dependem de acontecimentos políticos, depende das decisões políticas. De acordo com Brecht o analfabeto político é tão “burro” que se orgulha e estufa o peito dizendo que detesta política não sabe ele que da sua ignorância nasce o menor abandonado, a prostituta e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista pilantra corrupto e lacaio dos exploradores do povo. Mas nós precisamos acreditar num futuro melhor e é com um intuito de diminuir o número de analfabetos políticos que escrevo essa matéria para ajudar a você eleitor a escolher melhor o seu representante. 

O que faz um Vereador 

Basicamente a primeira de suas funções é criar leis que beneficiam o município. Além disse os vereadores têm o papel de fiscalizar os gastos e trabalhos do prefeito. Administrar a própria Câmara (instituição onde desenvolve suas atividades). Mas uma de suas principais atribuições é representar a população, afinal o poder legislativo em uma cidade é representado pelos vereadores. São os vereadores que encaminham os problemas da comunidade ao executivo (prefeito) através de requerimentos. Dessa forma , na câmara municipal eles se reúnem em plenário para discutir as propostas em pauta, e também em comissões, uma espécie de divisão de trabalho por tarefas. Se um determinado problema é da competência do prefeito e ele não está resolvendo, cabe ao vereador exigir que tal benefício seja realizado. A quantidade de vereadores em uma câmara municipal é proporcional ao numero de habitantes da cidade e a escolha deles acontece em eleições proporcionais a cada quatro anos. Nós eleitores precisamos ficar atentos para não confundirmos quanto a verdadeira função do vereador. Muitos vereadores se tornam nossos representantes usando de práticas assistencialistas que exploram a dificuldade material e muitas vezes de miséria do eleitor. Como por exemplo, doando cestas básicas, e concedendo determinados benefícios em troca do voto (o uso do bisturi). Como diz um escritor é a cultura do cidadão mantido. Nossa participação como eleitor não deve terminar após as eleições. Devemos acompanhar os trabalhos e cobrar as promessas assumidas durante a campanha. Precisamos nos informar sobre o candidato o qual escolhemos para votar, será que ele está preparado? Será que tem capacidade? Não se deve decidir o voto apenas pela cara do candidato ou pelo fato de ser conhecido ou pela propaganda que ele fez. Faça sua parte ai todos nós ganharemos e os nossos filhos agradeceram no futuro. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário